Tudo o que você precisa saber sobre o pós-operatório da cirurgia bariátrica



Existem diferentes técnicas para a cirurgia bariátrica, cada uma delas com indicações distintas. De qualquer forma, trata-se de um procedimento altamente eficiente na luta contra a obesidade, principalmente para aqueles pacientes que não conseguem perder peso através de formas mais convencionais, como dietas e exercícios físicos.

Por isso, esse tipo de abordagem tem conquistado cada vez mais adeptos e garante esperança para diversas pessoas que sofrem com esse mal.

Mas, antes de qualquer coisa, é preciso conhecer todos os detalhes envolvidos no processo, principalmente no pós-operatório, que vai exigir do paciente uma nova forma de ver a vida, com a adoção de hábitos diferentes no cotidiano. Descubra tudo a seguir.


Luta contra a obesidade: o que esperar do pós-operatório da cirurgia bariátrica?

Depois da cirurgia bariátrica realizada, o que acontece com o paciente? Como ele perde peso? O que deve fazer para garantir ainda mais qualidade de vida?

Essas são algumas das dúvidas que os pacientes que vão passar por esse procedimento costumam ter. Antes de mais nada, é preciso saber que o mais importante é ter disciplina e seguir totalmente as indicações do médico, tanto com relação aos medicamentos quanto com relação aos hábitos que devem ser adotados.

Nos primeiros 7 ou 10 dias após a cirurgia, o paciente deverá tomar os medicamentos para controle da dor e consumir alimentos somente na forma líquida. Em seguida, deverá fazer uma transição cuidadosa, passando para a ingestão de comida pastosa, para somente depois se alimentar normalmente.

Como a quantidade de alimentos, principalmente nesse 1º período é muito pequena, indica-se sempre o uso de polivitamínicos, sempre recomendados de forma individualizada.

Os pacientes passarão a sentir uma sensação maior de saciedade e, por isso, acabarão diminuindo normalmente a quantidade de alimentos ingeridos, revertendo o quadro de obesidade. Com isso, os quilos vão se perdendo rapidamente nos primeiros meses.

Essa fase é chamada por muitos pacientes de “lua de mel”, pois é quando os resultados mais aparentes costumam surgir. Assim que o médico liberar, é indicado também que os pacientes retomem a vida normal, mas que deixem para trás hábitos ligados ao ganho de peso.

Isto é, todos que passam por uma cirurgia bariátrica devem manter uma rotina de alimentação saudável e equilibrada, livre de excessos de gorduras ou açúcares, além de aliar uma boa dieta com a prática de exercícios físicos.

Esse tipo de cuidado é importante para que não ocorra um grande ganho de peso, já que um pouco é esperado. Os médicos afirmam que um ganho de até 15% após o 1º ano é absolutamente normal e deve ser acompanhado de perto pelo paciente.

Podemos dizer, portanto, que a cirurgia bariátrica é uma ferramenta fundamental na luta contra a obesidade, mas que é o próprio paciente quem tem o poder de ganhar de forma definitiva essa batalha, com cuidados que devem permanecer por toda a vida dele.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto.

© 2019 - Todos os direitos reservados

CRM - SP 138204