Tudo o que você precisa saber sobre câncer de intestino (cólon)


O câncer de intestino está dentre os cânceres mais recorrentes, sendo o 2º mais incidente nas mulheres, depois do câncer de mama. Se descoberto cedo, é tratável, porém muitas vezes as pessoas só procuram um especialista depois que o problema já está avançado.

Conheça agora os sinais e sintomas desse tipo de câncer, para que você possa se prevenir ou procurar um médico tão logo perceba algo anormal no seu aparelho digestivo.


Como funciona o intestino

Antes de entrarmos no assunto, é importante saber como funciona o intestino. Esse órgão extenso é composto de duas regiões, o intestino delgado, que tem a função de digerir e absorver os nutrientes dos alimentos, e o intestino grosso, responsável por absorver água, armazenar o que foi digerido e eliminar o que sobrou da digestão.

O câncer nessa região geralmente atinge mais o intestino grosso, desta forma, é chamado de câncer do cólon ou reto, que são as áreas afetadas pelo tumor. Essa condição tem início a partir do crescimento de pólipos no intestino, que são lesões inicialmente benignas, mas é importante que sejam removidas, a fim de evitar que se tornem malignas.


Quais as causas do câncer de intestino

As causas do câncer de intestino podem ser genéticas ou ambientais, sendo esta última causada por fatores alimentares. Uma alimentação que contém muita gordura animal e menos fibras, bem como uma dieta rica em alimentos com corantes, favorece a ocorrência dessa enfermidade.

Geralmente, a doença começa a se manifestar a partir dos 40 anos, e, a cada 10 anos, a incidência aumenta progressivamente. Pessoas que possuem parentes que morreram da doença também têm chances dobradas de desenvolvê-la.

Assim, quem tem histórico familiar, deve, a partir dos 40 – 45 anos, realizar o exame chamado de colonoscopia, que identifica a ocorrência da doença desde os estágios iniciais.

Outros fatores que podem contribuir para o aparecimento do câncer de intestino são:

  1. tabagismo;

  2. consumo regular de bebidas alcoólicas;

  3. histórico de pólipos e de doenças inflamatórias do intestino.

Sintomas do câncer de intestino

Os sintomas do câncer colorretal são bastante sutis. Geralmente, em estágios iniciais, ele é assintomático. E, quando o indivíduo começa a ter sintomas, o quadro já está bem avançado.

Os sintomas vão depender de onde o tumor se encontra. Caso apareça do lado direito do intestino, os sintomas serão fraqueza, anemia e aumento de frequência da evacuação. Se for do lado esquerdo, há alterações intestinais, como prisão de ventre ou diarreia. E, se estiver localizado no reto, o sintoma mais evidente é o sangramento.

Há também catarro e sangue nas fezes e tenesmo, que é a vontade frequente de ir ao banheiro e insatisfação pela sensação de evacuação incompleta. Importante salientar que esses sintomas também podem ser sentidos por quem não tem câncer, mas problemas inflamatórios intestinais. Daí, a importância de uma investigação médica mais apurada.


Tratamento

Felizmente, o câncer de intestino tem tratamento e pode ser curado. A cirurgia é o principal e primeiro tratamento, por remover partes afetadas pelo tumor. Depois, seguem-se os tratamentos para curar e evitar que a doença retorne, como a radioterapia associada à quimioterapia ou apenas um dos dois tratamentos de forma isolada. Vai depender do tamanho e da localização do tumor.

O problema ocorre quando o câncer já está em estágio avançado, comprometendo fígado, estômago, pulmão e outros órgãos. Dessa forma, as chances de cura são quase nulas.

Após a cura, é essencial que o paciente faça acompanhamento médico para monitorar possíveis recidivas ou aparição de novos tumores.

A prevenção e a detecção precoces sempre são as melhores atitudes a tomar contra o câncer de intestino, pois, se um tumor for encontrado na fase inicial, o tratamento pode trazer chances de cura de quase 100%.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto.

© 2019 - Todos os direitos reservados

CRM - SP 138204