top of page

O que é cirurgia do aparelho digestivo?


As especialidades na medicina são essenciais para que haja um aprofundamento em relação às pesquisas, aos estudos e à aplicação prática das informações no diagnóstico de doenças e nos tratamentos de determinado órgão ou sistema do corpo.

Na medicina atual, algumas especialidades são direcionadas a cuidar de todo um sistema, como é o caso da cirurgia do aparelho digestivo. Neste artigo, você vai entender o que essa área do conhecimento médico abrange e em quais situações ela é indicada.


Ampla especialidade

A cirurgia do aparelho digestivo é uma especialidade médica que trata as doenças que atingem todo o aparelho gastrointestinal por meio de procedimentos cirúrgicos. Isso abrange do esôfago ao reto e ânus, incluindo glândulas anexas e que possuem relação com esse sistema, como pâncreas, fígado e vesículas biliares.

Por ser uma especialidade bastante abrangente, ela é geralmente dividida em áreas mais específicas, de acordo com o órgão ou sistema a ser analisado, como a hepatologia (cujo foco é o fígado) e a coloproctologia (que trata de doenças do intestino e problemas da região anal e perianal).

Além disso, a área da cirurgia digestiva está diretamente relacionada a outras especificidades, como a gastroenterologia, que estuda, diagnostica e estabelece o tratamento clínico das doenças do aparelho digestivo (refluxo, gastrite, constipação e as hepatites).


Indicações

Os médicos dessa área geralmente atuam mais diretamente no diagnóstico e na aplicação do tratamento cirúrgico de inúmeros problemas que atingem o sistema gastrointestinal, das intervenções mais tradicionais (hérnia de hiato, remoção de vesícula, hemorroidas e tratamento de hérnias umbilicais, epigástricas e inguinais, por exemplo) até as cirurgias de doenças malignas, como o câncer, que pode atingir todos os órgãos dessa área.

Além disso, os especialistas em cirurgia do trato digestivo podem fazer intervenções mais específicas, como a cirurgia bariátrica. Esse tratamento cirúrgico tem como objetivo reduzir o estômago, a fim de combater a obesidade e os males decorrentes desse problema.

A cirurgia do aparelho digestivo é uma especialidade ampla e pode tratar do sistema digestivo como um todo. Por isso, ela também é indicada para o diagnóstico e o tratamento clínico de diversas doenças do trato gastrointestinal, como úlcera, intestino preso, diarreia, gastrite, colite e esofagite.


O diagnóstico na cirurgia do aparelho digestivo

Em uma consulta, o médico especialista em cirurgia do trato digestivo, geralmente, faz um levantamento do histórico médico do indivíduo e realiza algumas avaliações clínicas iniciais, como forma de obter informações sobre o quadro e indicar exames para confirmar seu diagnóstico.

De acordo com o caso, o médico pode solicitar diversos exames. O hemograma, por exemplo, é analisado para verificar a produção das enzimas do fígado e a função hepática, entre outras informações. A endoscopia digestiva alta faz uma análise da estrutura do esôfago, estômago e duodeno, caso haja suspeita de gastrite e úlcera. As condições relacionadas ao intestino grosso podem ser vistas em uma colonoscopia.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto.

bottom of page