top of page

Cirurgia bariátrica: vantagens e desvantagens


A cirurgia bariátrica é um dos procedimentos que tem conquistado um grande número de adeptos nos últimos tempos, especialmente entre pessoas que precisam diminuir os riscos de problemas de saúde causados pela obesidade mórbida.

Com cada vez mais pessoas se interessando pela cirurgia, é importante conhecer todas as informações a respeito, assim como as vantagens e as desvantagens de se submeter a ela.

Confira a seguir quais são as principais vantagens e desvantagens da cirurgia bariátrica.


Controle de peso

O controle de peso é possivelmente o benefício mais visível da cirurgia bariátrica, uma vez que o procedimento cirúrgico é feito, principalmente, para combater a obesidade mórbida por meio da redução de estômago.

A perda de peso e o consequente controle sobre o peso são vantagens diretamente ligadas à realização da cirurgia bariátrica, que permite esse controle de forma muito mais rápida que outros procedimentos.


Melhora de saúde

A melhora da saúde é outra vantagem que pode ser percebida pouco tempo após a realização da cirurgia bariátrica. Além da perda de peso, o procedimento permite um maior controle da diabetes, hipertensão, entre outros problemas de saúde.

Isto faz com que a qualidade de vida proporcionada pela cirurgia bariátrica seja sentida pelas pessoas a ela submetidas, ao retornarem à vida cotidiana. Além disso, podem ser percebidas melhorias também na maior mobilidade física e no sono.


Desvantagens da cirurgia bariátrica

Deficiência de nutrientes no organismo

É importante ressaltar que todos os efeitos da cirurgia bariátrica dependem muito da forma como o organismo responde ao procedimento, ocasionando resultados melhores ou mais rápidos em alguns casos, enquanto outros têm respostas ou tempo diferentes.

Assim, uma das desvantagens mais comuns da realização da cirurgia bariátrica é a possível deficiência de nutrientes no organismo, que pode envolver, por exemplo, o cálcio, o ferro, vitamina B12 e vitamina D. Alguns casos necessitam de suplementação alimentar, para que não haja consequências desse déficit vitamínico ,mas  quando acompanhado corretamente através de exames , a reposição é segura e eficiente.


Necessidade de acompanhamento psicológico

A mudança repentina da perda de peso e a necessidade de reeducação alimentar demandam, em alguns casos, acompanhamento psicológico para que os novos hábitos não gerem sofrimento, o que poderia representar um risco de problemas emocionais posteriores.

Embora não seja uma regra para todos os indivíduos que realizam a cirurgia bariátrica, problemas emocionais podem exigir acompanhamento de um profissional por longo período, até que se ajuste ao novo estilo alimentar.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto.

bottom of page