Cirurgia bariátrica pode controlar a diabetes?


A cirurgia bariátrica não é um procedimento meramente voltado para a estética, como muitas pessoas imaginam. Realmente ela promove o emagrecimento e, consequentemente, contribui na conquista da boa forma, mas a bariátrica vai além! Essa é uma cirurgia capaz de melhorar a saúde, bem-estar e qualidade de vida, já que trata diversas comorbidades associadas, incluindo a diabetes.

Até pouco tempo, a cirurgia estava disponível exclusivamente para pacientes com obesidade severa ou mórbida, mas, de acordo com o CFM, Conselho Federal de Medicina, atualmente a cirurgia também é indicada para o controle da diabetes tipo 2 em pacientes com obesidade grau I ( IMC entre 30 - 34,9)

A diabetes tipo 2 é caraterizado pela resistência do organismo aos efeitos da insulina ou pela produção insuficiente dessa substância, o que provoca concentração excessiva de açúcar no sangue. Quer saber se, como e por que a bariátrica pode auxiliar no gerenciamento da diabetes? Continue lendo o artigo e saiba mais!


A bariátrica realmente ajuda a controlar o diabetes?

Sim. A cirurgia bariátrica  ou melhor dizendo , a cirurgia metabólica contribui efetivamente no controle do diabetes tipo 2, problema que afeta mais de 13 milhões de brasileiros. Comprovadamente, a cirurgia melhora e efetividade da insulina produzida pelo  pâncreas, associado a alterações  hormonais que melhoram o quadro do paciente diabético.


Quais são os requisitos para o diabético passar pela cirurgia bariátrica?

Para se submeterem ao procedimento cirúrgico, os diabéticos não necessariamente precisam ser obesos mórbidos.  O paciente com diabetes do tipo 2 com menos de 10 anos de doença , ser portador de obesidade grau I  - IMC  30 e 34,9 kg/m²  , ter idade entre 30 -70 anos  e ser refratário ao tratamento clinico ,para assim se candidatar à cirurgia metabólica .


Por que recorrer à cirurgia de estômago para o controle da diabetes?

A Cirurgia Metabólica é indicada para reduzir os níveis de glicose no sangue, evitando, desse modo, as possíveis complicações decorrentes da doença. Se não for tratada adequadamente, a diabetes do tipo 2 pode acarretar problemas de saúde como infarto, cegueira, AVC, disfunção erétil e amputação dos membros inferiores , insuficiência renal  , doença que pode levar o paciente a um transplante de Rim. Vale acrescentar que segundo pesquisas recentes, publicadas no New England Journal of Medicine, a cirurgia bariátrica chega a ser seis vezes melhor do que o tratamento médico intensivo convencional para controlar o diabetes mellitus tipo 2.


Como são os resultados da cirurgia no tratamento da diabetes?

Os efeitos da cirurgia metabólica no tratamento da diabetes são positivos e imediatos. De modo geral, o paciente diabético apresenta melhoras significativas mesmo antes do emagrecimento. É possível otimizar os resultados com dieta balanceada, prática regular de exercícios e medicação específica sob prescrição médica.

Quer saber mais sobre cirurgia bariátrica? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto.

© 2019 - Todos os direitos reservados

CRM - SP 138204