top of page

7 sintomas que podem indicar pedra na vesícula


















A vesícula biliar é um órgão que fica localizado logo abaixo do fígado. Sua função é excretar a bílis, um líquido que ajuda na digestão dos alimentos e na quebra de gordura durante a digestão. Se algum problema aparece nesse órgão, como por exemplo, as pedras na vesícula, isso pode causar grandes transtornos ao paciente.

Vamos ver neste artigo 7 sintomas que ajudam a descobrir se você está com pedras na vesícula biliar.


Quais os sintomas de pedra na vesícula?

Os principais sintomas de pedra na vesícula são:

1. Dor no abdome

A dor abdominal é um dos sintomas mais evidentes de pedra na vesícula. É conhecida como cólica biliar, que é caracterizada por dor intensa e constante, que se inicia do lado direito da barriga, logo abaixo das costelas. Geralmente, ocorre depois de uma refeição. Caso o alimento ingerido seja gorduroso, a dor pode ser percebida de maneira mais intensa.

Isso ocorre porque a pedra fica alojada na vesícula, no ducto biliar, causando uma obstrução. É preciso procurar um médico o mais rápido possível, pois pode haver complicações.

3. Diarreiatões

Como a vesícula desempenha papel importante na digestão, quando há alterações neste órgão os sintomas afetam todo o seu funcionamento. O processo digestivo é um deles. Pode ocorrer a formação de gases e uma digestão mais lenta e pesada. Outro problema relacionado é percebido no volume do abdome, que se torna mais inchado.

3# Diarreia

Quem tem pedras na vesícula passa a ter diarreia com mais frequência, principalmente ao comer alimentos gordurosos. Com as pedras, a produção da bile, que deveria digerir normalmente as gorduras, fica alterada e não ajuda na digestão como deveria. O resultado é a presença de transtornos intestinais, como fezes líquidas e dor de barriga.

4. Alterações na coloração das fezes

Caso você comece a ter os sintomas já mencionados, passe a observar a coloração de sua urina e fezes. A urina deve ser clara, quase como a água. Esse sinal indica normalidade. Se ela passa a ser mais concentrada, é um sintoma de alerta. Verifique se as fezes mudaram de coloração, se estão muito claras, soltas ou com muco. Caso isso ocorra, pode ser devido à falta da bile, o que é um sintoma forte de pedra na vesícula.

5. Pele e olhos amarelados (icterícia)inchado

Muitas pessoas podem ter excesso de gases e ser algo normal. No entanto, a frequência desse quadro deve ser averiguada. Se você passa a produzir muitos gases e ter a barriga inchada diariamente e durante semanas, estes sinais podem indicar a presença de pedra na vesícula.

6# Pele e olhos amarelados (icterícia)

Este é um sinal de alerta para um possível avanço do problema. Quando a vesícula está sobrecarregada de bile, há um transbordamento do líquido que afeta outras partes do corpo, como o branco dos olhos e a pele, que passam a ficar amarelados. Essa condição chama-se icterícia.

Neste momento, procure um médico com urgência pois é indicação de que os canais biliares estão bloqueados e a bile, ao invés de seguir seu caminho natural, está entrando na corrente sanguínea.

7. Náuseas e vômitos

Ter náuseas e vômitos não é algo normal. Tais sintomas podem indicar que algo está causando dificuldade na digestão dos alimentos, principalmente das gorduras. Quando há cálculos biliares, o que ocorre é um acúmulo de bile que pode causar os sintomas, bem como a sensação de pressão no estômago. Além desses problemas, pode haver ainda febre e tontura.

Procure um médico, caso tenha os sintomas mencionados. Especialmente se houver uma combinação de várias dessas alterações que podem indicar pedras na vesícula.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto.

bottom of page