6 cuidados no pós-operatório da cirurgia colorretal

Uma cirurgia colorretal é bastante complexa e requer rígidas ações pós-operatórias para uma recuperação rápida e bem-sucedida. Principal método de tratamento para doenças como o câncer, o procedimento envolve riscos e complicações que devem ser trabalhados antes e depois para serem evitados.

O cólon é a principal parte do intestino grosso, que finda na região do reto. Doenças na região podem interromper suas funções e desequilibrar todo o sistema digestivo, consequentemente o organismo por completo. Quando não é mais possível tratamento medicamentoso e alimentar, a cirurgia se torna a única solução para reparar ou remover os danos.

Quando a cirurgia colorretal precisa ser realizada

Quando é detectado um câncer colorretal, o principal método de combate à doença é a cirurgia. Nela é retirado o tumor e a região em torno, para que não ocorra o desenvolvimento das células mutáveis e danificadas.

O método tem um resultado muito positivo na maior parte dos casos, aliado à quimioterapia, que evita o surgimento de novos focos.

O procedimento deve ser realizado nos estágio 0 e 1 da doença, com foco na cura, mas também pode ser necessária para diminuir os danos causados pelo tumor em caso de metástase.

A cirurgia também é indicada para a remoção de pólipos, que podem ser o gatilho para o desenvolvimento de um câncer.

Outras doenças como infecções severas, distúrbios funcionais, fístulas anorretais, lesão e isquemia, obstrução retal requerem a cirurgia.

Cuidados pós-operatório da cirurgia colorretal

Para que o procedimento cirúrgico tenha os resultados desejados, é preciso um empenho do paciente antes e, principalmente, depois da cirurgia. Quando ela é realizada de forma aberta e tradicional, o tempo de duração é maior, assim como a internação, repouso e recuperação. Por videolaparoscopia, a tendência é o tempo no hospital se reduzir pela metade e a recuperação é bem mais rápida devido à mínima incisão.

Listamos abaixo os principais cuidados pós-operatórios para que a cirurgia colorretal tenha bons resultados:

1. Cuidados com a cicatrização e higiene

Uma semana após a realização da cirurgia é preciso retirar os pontos externos. É normal que surjam hematomas na região, mas é de curto prazo. Para que não ocorram infecções no local, é necessário manter cuidadosa higiene, para evitar a contaminação. Os curativos devem estar secos e a área lavada com água e sabão.

2. Dieta

O nutricionista é fundamental para orientar sobre os tipos de alimento que devem ser consumidos no processo de recuperação. Os alimentos vão sendo reinseridos de forma gradual, observando-se possíveis alergias e intolerâncias. Inicialmente, a alimentação deverá ser líquida e, após um período determinado, progridirá para pastosa, até voltar a ser sólida.

Mesmo com a inserção de comidas sólidas, haverá muitas ressalvas, uma vez que alguns alimentos reagem no intestino, como o feijão e o leite, e precisam ser retirados por um tempo da rotina alimentar.

3. Dores

É comum que o paciente sinta dores após a cirurgia colorretal. Muitas vezes elas permanecem por um tempo, até que as cicatrizes estejam firmadas. O médico prescreverá medicamentos para aliviar as dores, que precisarão ser usado até que as dores cessem.

4. Atividade sexual

O sexo fica comprometido no pós-cirúrgico, pois em homens pode surgir dificuldades na ejaculação e nas mulheres, dores. Antes de retomar a vida sexual, será preciso manter repouso, até liberação médica

5. Cuidados psicológicos

Quando a cirurgia é mais radical, com ressecção intestinal, o campo psicológico pode ser afetado. Principalmente quando é preciso usar uma bolsa de colostomia na área externa. Podem-se desenvolver fobias e até disfunções eréteis por questões psicológicas.

6. Atividades físicas

O sedentarismo é negativo para pessoas de qualquer idade e pode ser o principal causador de inúmeras doenças. Mas após uma cirurgia, é natural que o paciente se sinta incomodado com movimentos mais intensos e só deve retornar os exercícios com a liberação médica.