6 cuidados no pré-operatório da cirurgia bariátrica

A obesidade é uma doença crônica em crescimento constante no mundo inteiro, inclusive, no Brasil. Na última década, o número de obesos aumentou cerca de 60% no país. Atualmente, 18,9% dos brasileiros apresentam algum grau de obesidade. Com isso, aumentam também os pedidos de cirurgia bariátrica.

Quando tratamentos conservadores não surtem o efeito esperado, como mudanças alimentares e prática regular de exercícios físicos, é preciso mudar de tática. Neste caso, a cirurgia bariátrica se torna a melhor opção para eliminar o excesso de peso e promover a qualidade de vida do indivíduo.

Entre outros benefícios, esse tipo de procedimento cirúrgico auxilia na recuperação da autoestima e contribui para o combate às comorbidades da obesidade, como colesterol alto, diabetes, hipertensão, depressão, problemas osteoarticulares, disfunções renais, alterações hepáticas, etc.

Para que a operação seja um sucesso, o processo pré-operatório é fundamental. Veja, a seguir, quais são os cuidados que devem ser tomados antes da realização da cirurgia bariátrica. Vem comigo!

Cuidados antes da cirurgia bariátrica

1. Escolha um cirurgião de confiança

Um dos pilares mais importantes do pré-operatório é a escolha do cirurgião. Opte por um profissional qualificado, com todos os registros e titulações necessários para atuar na área de cirurgia digestiva. Peça indicações de outros pacientes e pesquise dados sobre o histórico e reputação do cirurgião. Nessa etapa, aproveite também para visitar o hospital onde a operação será feita.

2. Conheça a técnica utilizada

Antes de se submeter à cirurgia, converse com o médico sobre a técnica que será utilizada. Alinhe as expectativas acerca dos resultados. Pondere os prós e os contras de cada opção. Hoje, os tipos de procedimento possíveis são a banda gástrica, bypass gástrico, gastrectomia vertical e derivação biliopancreática.

3. Busque o suporte de uma equipe multidisciplinar

Contar com as orientações e com o suporte de uma equipe multidisciplinar é essencial para alcançar bons resultados. Sendo assim, busque apoio clínico, psicológico, nutricional e físico antes e depois da cirurgia.

4. Cogite a possibilidade de perder peso previamente

A necessidade de emagrecimento prévio não é uma unanimidade entre os cirurgiões. Entretanto, eliminar de 5% a 10% do peso corporal antes de passar pela cirurgia bariátrica pode melhorar as condições clínicas do paciente e diminuir os riscos de complicações. Ou seja, é algo que garante maior segurança na operação. Vale ressaltar que a alimentação no período que antecede a cirurgia deve ser leve e balanceada.

5. Realize o protocolo de exames pré-operatórios

Faça todos os exames pré-operatórios, incluindo eletrocardiograma, hemograma completo, testes de coagulação, ultrassom abdominal, endoscopia digestiva, etc. A consulta pré-anestésica também é essencial para a redução de riscos e prevenção de problemas no decorrer da cirurgia.

6. Pare de fumar um mês antes

Quem fuma deve se abster de cigarro um mês antes da data marcada para a cirurgia. Esse cuidado reduz significativamente o risco de complicações pulmonares durante e depois da cirurgia. Além disso, o grupo de fumantes precisa se preparar para fazer sessões de fisioterapia respiratória, logo após a operação.

Quer saber mais sobre cirurgia bariátrica? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto.